quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sistemas de Crenças

Posso ficar triste, mostrar-me irritado, dizer coisas menos apreciadas ou ralhar, mas zangar-me ao ponto de não saber desculpar uma pessoa por maus juizos , nunca !
Consciente de alguns aspectos negativos fico contente por ver que há mais pessoas informadas, e a argumentar com sensatez.
Oiço conselhos claros e esclarecedores sobre a maneira de evitar erros fatais. A incapacidade de pensar, porque quem sabe pensar, sabe aceitar e respeitar a liberdade de pensamento dos outros. O que preciso neste mundo tão conturbado é de pessoas que me disponham bem.
Será assim tão difícil perceber que para agir convém pensar, e antes de preferência.
Bem me basta o quotidiano cheio de lutas, preocupações, doenças, que é invadido por uma indignação sem limites, de forma clara e distinta, tirando-me a liberdade e uma vida própria.
Tenho como necessidade absoluta exprimir o meu choque, o meu horror em relação à minha própria natureza.
E isso tem algo de extraordinário?
O que tem de extraordinário, para que o meu alcance, fisiológico e simbólico se estenda em tão larga escala, atravessando sistemas de crenças.
Santo eu?
Como?
É Deus que ajuda a matar os maus não é?
E deixa matar os bons? ou será, então, que Deus não existe?
Bom! Eu cá não sei, só sei que gostava de saber, mas como não sei e até porque gostava que o céu existisse, tenho optado, prudentemente pelo benefício da duvida, acreditando na sua eventual existência...
Não vá o diabo tecê-las!
E vai-se lá saber porque.
É possível falar, pensar é possível fazer passar algumas mensagens e nunca, mas nunca deixar quuem quer que seja concluir uma frase sem sentido. O meu testemunho do passado que se calhar não vivi intensamente, será que foi Deus ou o Diabo que testemunharam podem ser mentira hoje!
Só que isso não tem nada de mal, e antes pelo contrário, corresponde a uma correcta adaptação à realidade envolvente, e de um atrevimento nunca visto, que é um simbolo ancestral da origem do mundo e da presença do sagrado junto dos homens.
Pergunto-me o que virá a seguir? Deus, pelo apego amor, certamente feito de tempo e de muitos afagos.
Provávelmente já é tarde demais!
Talvéz não, talvez não haja nada de grave e possa-mos levá-los de volta.
Andamos nós a dar guarida a esta malta, a dividir com eles o sol, e os gajos cospem-nos na cara com toda a desfaçatez.
Isso já não me parece razoável!
Parece o Diabo!...
Ele é a luta do bem contra o mal em tudo aquilo em que nós queremos convencer , a nós próprios de que é o bem!
Basta!
Pessoalmente, cada vez mais me convenço de que a questão do bem e do mal é apenas uma questão individual.

Mikii
(Foto da Net)

1 comentário:

Ana Cecília Fonseca disse...

Gostei do seu texto!!
Apareça!
Voltarei sempre!
abraço