quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Carta ao Pai Natal 2010



More Christmas Lights Comments

 cartões e gifs animados




More Christmas Lights Comments

Olá Pai Natal...

Um bom Natal de 2010
Como Vais?
pelos vistos melhor que o Ano passado!
Cá estou eu mais uma vez a fazer pedidos em vão!...
Não!!!
Não te vou falar no ano passado, até porque já passou e não vale a pena perder tempo com o que não interessa.
Fica-me a sensação de frustração e de revolta, quando alio os meus sonhos à minha força de vontade, consigo o impossível na luta da minha vocação contra o lado negro da força do mal.
Por vezes limito-me a manter os olhos fechados, para ver… aquilo que tu não vês…
Sempre gostei de conhecer pessoas, que me ensinassem qualquer coisa. Pessoas interessantes, com a vida vivida de corpo inteiro.
A vida tem-me oferecido algumas coisas boas, aprender para poder voar sempre, mesmo que seja rente ao chão.
A aceitação é uma arte difícil de dominar, e eu não sou o tipo de pessoa que vive a vida agarrado a desejos e esperanças…
Prefiro continuar vivo, a vida interessa-me muito, tenho uma só ambição… viver
Viver a olhar para toda a gente, toda a gente me interessa, viver e olhar para os outros e ser justo com aqueles que me rodeiam, com quem estou.
Pai natal olho para os que ficam ao meu lado e lembro-me como são importantes para mim.
Faz parte de mim viver a vida na plenitude, porque a memória é uma dessas permanentes que passam devagar, muito devagar.
Identifico-me com aquilo que possuo e não com aquilo em que acredito, luto pelo que realmente vale a pena.
Fujo a uma realidade que não está à altura dos meus sonhos em busca da tal plenitude existente.
Fico grato por aquilo que tenho e também com aquilo com que posso contar.
Mais um ano que passa, com tudo o que isso traz na minha vida. Novas vivências, experiências, aprendizagens…
Só porque é Natal, por vezes limito-me a manter os olhos fechados para ver…
Ver as crianças que sofrem, os idosos maltratados, mulheres mal tratadas, a solidão, o abandono, o desespero, o tempo a morte, a urgência do amor, perante a própria vida…
Caminho pela rua, sinto a carícia dos olhares esquivos, de quem sofre…
È Natal, o momento define bem as crianças que sofrem, como uma miragem fugaz…
Pai Natal! As crianças de rua, com o ranho no nariz, os pés descalços, com manchas de sujidade de quem não sabe o que é um banho quente, que dormita em qualquer buraco ou arcada, onde o frio e o vento gelam o sangue…
È Natal e tu criança que sofres e permaneces misteriosa, com o contraste do escuro e o triunfo da luz garantida da vida, nesses olhos que nem tem cor cintilantes e tristes com alguma profundidade.
Pai Natal…
Procuro o conceito do tempo porque é Natal…
Sacudo as ideias feitas sobre uma atitude.
Porque não é natal todos os dias?
Se temos crianças maltratadas, violadas, escravizadas… num antro de abandono e engano!
Diz-me Pai natal!
Afinal o que é a vida?...
Um livro de páginas em branco, que vamos preenchendo, umas vezes com prazer, outras nem tanto…
Então não dizes nada?
Há alturas em que é extremamente difícil digerir e racionalizar sentimentos, tudo se torna motivo para questionar, até as coisas aparentemente mais simples e que normalmente fazem parte do nosso dia a dia, se tornam estranhas ao meu olhar…
Pai Natal vais ter de ouvir o que tenho para te dizer até ao fim… ouvir, compreender, sofrer é o que fazemos o ano inteiro…
Transmitir é o que fazemos… transmitir por palavras que ficam muito além da realidade do sentir, que em cada um é assumido de uma forma diferente…
Curioso…fazemos sempre prevalecer a tua vontade que é controlada pela mente, mas quanto ao sentir…esse parece não ter vontade própria…
Pai Natal… não consigo traçar as linhas do teu rosto… no entanto gostaria de te fazer sorrir… mas… não há palavras, nem gestos, nem vontades que comandem o sentir.
O olhinho a brilhar e a luz da ambição acesa no rosto.
Vou ser mais claro: O mundo está tão perigoso que, mesmo tendo cuidado, nada me garante que a coisa me caia em cima, caia ali mais um pouco ao lado, quando o arrepio que nos percorre a espinha cessa e o aperto que nos oprime o coração se desfaz…
Pai Natal! Será que há futuro?
Políticos…
Com as palavras são os melhores… muito melhores que eu! Doutores, sábios, inteligentes, enciclopédicos, comentadores, Ilustrados, mas também…mentirosos!
Com menos dons, capacidades, potencialidades, virtualidades, dotes para compreender, com exactidão e rigor, o que se lhes comunica… ou o que nos comunicam!
Será que depois de uma noite de merecido descanso, e daquele sono que só experimentam os que se deitam com a consciência tranquila, o Sr. Primeiro Ministro, ou um Ministro qualquer se levanta e vê o país desata a tremer e foge, dizendo aos gritos: Vamos Afundar!
Diferente do sentido literal, usando a expressão
“levar com a coisa em cima” em sentido figurado, ou metafórico quando me refiro a:
Submarinos, TGV, Casa Pia, inundações, subida de Taxas de juros, perseguição à Função Pública, quando quem não pertence à F.P é que consegue fugir aos descontos declarando 500 e
arrecadando mil por fora…
Ou ainda mais perigoso do que o mundo… Que eu cá não quero ficar atrás do Mundo.
Dizem que estas coisas nem sempre são o que parecem, anda meio mundo a enganar outro meio, e às vezes tem-se fama sem proveito, neste país onde, reina a insuportável sensação de intranquilidade, de insegurança, de desconforto, de mal-estar, de suspeição, de desconfiança.
Pois é Pai Natal …o que prova que embora vivamos num país escuro, ainda há gente lúcida no Mundo.
Sem falar já do medo que em Portugal, se tem, de ter medo.
Que tal sermos Espanhóis?
Calma… Pai Natal!!! foi só uma pergunta.
Com estes acontecimentos a minha alma espelha o negro da escuridão que vivemos, sangra o meu coração, cada gota derrama-se sobre o meu peito.
Pai Natal andas distraído… ultimamente tenho-me apercebido desta realidade! Apesar da vida que sinto em mim, é inevitável a sensação de vazio que se alojou na minha alma.
As linguagens mais radicais que se possam imaginar fundem-se num todo harmonioso, vivemos num tempo muito precário, com devastação ambiental, instabilidade económica, guerras religiosas e consumo excessivo, num cenário global de pobreza extrema.
Pai Natal o mundo é uma tragédia injusta, quando oiço ou leio coisas como estas:



More Christmas Lights Comments
O pai Natal a sonhar
Que no mundo já não há dor
Muito riso muita alegria
Com muita paz e amor




More Christmas Lights Comments
É somente mesmo só a sonhar Pai Natal, porque a dor existe ao contrário da paz e o amor que teima em cada vez desaparecer mais...
Riso e alegria é só par alguns.
Hipocrisia que só se vive na época Natalícia… o consumismo desmedido…
Porque não é Natal todo o Ano?
Pai Natal… as pessoas não entendem como o carinho pode ser sentido nestas alturas, para logo de seguida a 26 de Dezembro tudo se esquecer e só voltar a ser lembrado quando se voltam a ver as montras enfeitadas, no ano seguinte e lá vem novamente a onda de carinho para quem precisa… elas não entendem como essas pessoas precisam de ser amadas o ano inteiro.
Pai Natal vê lá se fazes alguma coisa neste ano, para que cada um possa depender de si mesmo, e não passem o tempo todo a correr atrás de bens materiais, e fiquem alheios aos sentimentos, e desconheçam o sentido das palavras: amor, carinho, confiança, dar.
Sinto pena das pessoas grandes… por isso sou pequeno, mas aceito-me tal como sou, compreendo quem me rodeia, é bom ser quem sou.
Chego a sentir-me revoltado comigo mesmo, porque me acredito como um fraco, alguém que não é capaz de simplesmente ultrapassar e seguir a jornada, procurando por outro foco de luz, um diferente horizonte, um outro céu… no fundo, uma outra direcção, algo que me conduza a um destino diferente que esta existência, onde intercalo dias de melancolia, com dias de aceitação que devo seguir uma diferente estrada…
Como ser racional que sou, é-me total e absolutamente evidente que aceitar não é a melhor opção a seguir.
Pai Natal desculpa se te estou a maçar mas há coisas que tem de ser ditas e é pena as pessoas não saberem o que é Amor.
Amar não é anular as necessidades de cada um, é estar presente nas necessidades dos outros, porque amar, não é anularmo-nos uns pelos outros, é caminhar lado a lado cada um com as suas diferenças.
Porque amar, é dependermos uns dos outros e afirmarmo-nos enquanto indivíduos para que possamos receber, mas sobretudo dar…
Porque amar, não é transformarmo-nos num consumo desmedido em meia dúzia de dias enquanto o Natal passa e ficam 360 dias esquecidos do sol que aquece e dá cor á vida…
Pai Natal… Nada é mais belo do que a partilha de sentimentos e momentos, mas, para que possa partilhar, abro a janela e deixo a brisa entrar, preciso primeiro afirmar-me enquanto pessoa, enquanto ser humano.
Pai Natal…
Eu desejava pedir-te!
Mas nem sei como te dizer…
Não! Não! é nada para mim…
Só assim poderei dar um pouco mais de mim mesmo aqueles que pacientemente, mesmo nesta fase de interiorização, esperam sem cobrar atenção, e que mesmo sem ganharem um sorriso o ano inteiro distribuem respeitam e compreendem e silenciosamente marcam a sua presença com um olhar, carregado de amor que ajuda e faz a diferença…
Por vezes mais que as palavras, as atitudes são as que marcam a diferença, a presença deles mesmos transmite-me o alento que necessito para continuar a dar de mim…
Estou quase a terminar…
Pai Natal…
Para me despedir queria pedir-te para estares atento este ano,
Desejar que a violência não mais exista, que os homens façam um amanhã melhor, sem matar sem brigas sem destruir a nossa natureza, as praias florestas e animais…
Quero também desejar que num piscar de olhos, os políticos deixem de roubar e olhem mais para os seres humanos que sofrem no mundo.
Que os que têm muito partilhem com quem nada tem e que a mão de Deus seja colocada em cima dos nossos ombros dando-nos a direcção certa por onde seguirmos…
Desejo também que cada ser humano seja mais alegre mais doce, que em 2011 as pessoas comecem a pensar diferente que todos façamos uma corrente de amor e união.
Desejo muita paz, muita saúde e humildade para todos os seres humanos.
Abraços de quem gosta de viver e sonha com um mundo mais igual.
Pai natal… desculpa se te macei, mas isto tinha de ser dito…
Pai Natal …
Queria também desejar-te boas festas.
Feliz Ano de 2011.

Mikii
(Fotos da Net)